Programação

  • Geral

    Programa de Pesquisa Translacional em Promoção da Saúde - Fio-PromoS

    Notícias e eventos - Fio-PromoS

    1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz Chamada de Adesão ao Fio-PromoS

        



    O Programa de Pesquisa Translacional em Promoção da Saúde - Fio-PromoS - Portaria de 18/09/2020 é um programa institucional envolvendo na sua gestão duas vice-presidências (VPAAPS e VPPCB), que busca integrar grupos de pesquisa e de cooperação ou ação social em uma rede intra e interinstitucional, além de induzir projetos com foco na inovação social, através de soluções em um contexto de poucos recursos e de forte crise socioambiental, econômica e política. 

    Espera-se que o Fio-PromoS através de seus projetos e produtos fortaleça as teses aprovadas no VIII Congresso Interno da Fiocruz, a Política Nacional de Promoção da Saúde e a Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 – contribuindo para o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). 

    Os projetos deverão ter ainda, um olhar especial para as tecnologias sociais em saúde, e para processos que envolvam a troca entre os saberes acadêmico e popular para a construção coletiva de conhecimentos e produtos, fortalecendo assim, a integração entre ciência, tecnologia e inovação na Fiocruz, na perspectiva de uma ciência cidadã. 

     

    Diálogo com outros programas: 

    A expectativa é que o Fio-PromoS dialogue com outros programas institucionais como o PMA (Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde), incluindo o Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fiocruz (PDTSP/Teias), que gerou diversos produtos que são referências importantes para a continuidade das ações na área de Promoção da Saúde. No contexto externo, será importante ainda, o diálogo do programa com as diversas redes nacionais e internacionais de temas transversais à promoção da saúde bem como, com os diversos setores da gestão pública para garantir ações intersetoriais. 

     

    Áreas Temáticas do Fio-PromoS:

    O Programa Translacional em Promoção da Saúde - Fio-PromoS - apresenta áreas temáticas definidas e revisadas anualmente pela Câmara Técnica de Promoção da Saúde. Cada área temática é representada por dois coordenadores definidos pela coordenação geral do programa. 

    Lista das Áreas: 

    1: Promoção da Saúde na Atenção à Saúde  

    2: Comunidades Saudáveis e Agenda 2030  

    3: Educação, Extensão para a Promoção da Saúde 

    4: Promoção da Saúde e Vulnerabilidade Socioambiental 

    5: Saúde do Trabalhador 

    6: Avaliação da Efetividade e Acompanhamento de Projetos 

    7: Inovação Social e Tecnologias Sociais 

    8: Vigilância com Participação Popular e Ciência Cidadã 

    9: Áreas Transversais: Apoio ao Planejamento e Elaboração de Projetos, Comunicação e Captação de Recursos e Ações Intersetoriais da Promoção da Saúde.

     

    Objetivos do Programa: 

    • Induzir a integração entre os grupos que desenvolvem ações de Promoção da Saúde na Fiocruz para elaboração de projetos com os territórios, em redes sociotécnicas com foco na geração de produtos e processos que envolvam a troca entre os saberes científico e popular, com ênfase nas Tecnologias Sociais em Saúde;

    • Articular as ações com os demais programas institucionais em rede, bem como com os Programas formais de ensino e de extensão da Fiocruz, para apoiar as ações dos projetos nos/com os territórios a partir das diretrizes definidas no Termo de Referência de Promoção da Saúde da Fiocruz; 

    • Definir estratégias para a busca de recursos internos e externos para a execução dos projetos do FioPromoS; 

    • Fortalecer a Política Nacional de Promoção da Saúde e as ações para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em consonância com as deliberações dos congressos internos da Fiocruz. 


    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Coordenação conjunta das Vice-Presidências:

    Dr. Marco Antonio Carneiro Menezes: Vice-Presidente de Ambiente Atenção e Promoção da Saúde - VPAAPS 

    Dr. Rodrigo Correa de Oliveira: Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas – VPPCB 

     

    Coordenação Geral do Fio-PromoS: 

    Dra. Luciana Lopes de Almeida Ribeiro Garzoni: Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e Instituto Oswaldo Cruz (IOC) 

    Dr. Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto - Instituto Oswaldo Cruz (IOC) 

    Dr. Wagner Martins - Gerência Regional de Brasília (GEREB).