Notícias

Fiocruz promove o 1º Encontro de Biossegurança - 29 de Novembro 2017

 
 
Imagem de PPT VPPCB
Fiocruz promove o 1º Encontro de Biossegurança - 29 de Novembro 2017
por PPT VPPCB - quarta, 6 Dez 2017, 11:23
 





Por Flavia Rianelli (VPPCB)

 

A Comissão Técnica de Biossegurança (CTBio) realizou no dia 29 de novembro, o 1º Encontro de Biossegurança da Fiocruz, no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) - Campus Manguinhos. 

 

O encontro teve como objetivo o intercâmbio de conhecimentos sobre biossegurança e bioproteção na Fiocruz, promovendo o debate de temas específicos da área, assim como a exposição das ações e do planejamento da CTBio. Adicionalmente, o evento promoveu a integração das Comissões Institucionais de Biossegurança (CIBio´s) das Unidades técnico-científicas da Fiocruz e diversos setores de gestão.

 

A abertura do encontro contou com a presença da Presidente da Fiocruz – Nísia Trindade que saudou a todos os presentes. “É uma satisfação ter os nossos vários institutos, do Rio de Janeiro e dos outros estados, coroando este evento com uma serie de ações que precisam convergir. Estaremos acompanhando e trabalhando para que o avanço, no que se refere à biossegurança, seja uma marca do nosso trabalho coletivo”.

 

Em seguida, o Presidente da CTBio e Assessor da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas – Wim Degrave, deu a boas vindas a todos afirmando que o tema biossegurança é de extrema importância para a Fiocruz, tanto para a pesquisa, desenvolvimento e atenção a diferentes níveis de atuação na instituição.

 

Na seqüência, a assessora da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas – Manuela da Silva, representando o Vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Corrêa de Oliveira, explicou que o momento é de grande importância para a Fiocruz, após um período de inatividade da comissão e sua reativação em 2015. Destacou ainda a importância da inclusão do tema da bioproteção para a temática de biossegurança. “É um momento muito importante para nós, pois já vínhamos trabalhando com a inclusão destes aspectos junto à biossegurança há alguns anos”, concluiu a Assessora da VPPCB.

 

O Vice-presidente de Gestão – Mário Moreira expôs algumas prioridades elencadas pela presidência da Fiocruz, destacando a importância da interação da Qualidade com as atividades de biossegurança. “O ano foi difícil, do ponto de vista orçamentário, uma questão nacional que extrapola à Fiocruz. Ainda assim, conseguimos garantir todos os recursos para pesquisa. Eliminamos o risco de chegar ao final do ano e não ter a atividade de pesquisa como uma das prioridades, sendo esta uma orientação da presidência a fim de se garantir a sustentabilidade do sistema ciência e tecnologia da Fiocruz”, finalizou Mário Moreira.


 

Apresentações

 

O Encontro contou na parte da manhã com apresentações de profissionais da Fiocruz, da Comissão de Biossegurança do Ministério da Saúde (CBS) e da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio/ MCTI).

 

O Histórico da Comissão Técnica da Biossegurança da Fiocruz e o Plano de Ação de 2017 – 2018 foram apresentados pelo Presidente da CTBio e Assessor da VPPCB – Wim Degrave. “Precisamos olhar para os cenários de risco na Fiocruz e onde é necessário focar nossa atenção, tendo um olhar para infraestrutura, para os procedimentos e para a rastreabilidade”, concluiu Degrave.


Na seqüência, Rubens José do Nascimento da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) apresentou o Registro e Fiscalização de OGM em Pesquisa, Desenvolvimento e Produção Industrial em Saúde no Brasil. Dentre os temas, foram abordadas as competências da CTNBio e as suas atribuições na fiscalização de OGM.

A Coordenadora da Comissão de Biossegurança do Ministério da Saúde – Ninive Franttini apresentou o papel e as atividades da Comissão da Biossegurança em Saúde (CBS) destacando as atribuições da CBS e a classificação de risco dos agentes biológicos, bem como a atuação da Comissão Técnica Interministerial de Biossegurança e Bioproteção.

Ainda na parte da manhã ocorreu a participação da mesa redonda para a discussão dos temas Bioproteção e infraestruturas de NB3 e NB4 sendo composta por Manuela da Silva - Assessora da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, Telma Abdalla de Oliveira Cardoso - Coordenadora do Núcleo de Biossegurança da ENSP e a Manuela Quintão – Oficial de Inteligência da Superintendência do RJ da ABIN.

 

O evento foi finalizado na parte da tarde com a apresentação e discussão do plano de trabalho 2017-2018 da CTBio e dos resultados dos diferentes Grupos de Trabalho (GTs) compostos ao longo do ano pela CTBio.- Fiocruz.  Dentre os GTs trabalhados foram apresentados: Plano de Contingência da Fiocruz, PGRSS, PCMSO, Sinalização, Compra coletiva de jalecos, Inspeção da infra-estrutura e operação de laboratórios, QBA on-line e capacitação, e a Revisão do Manual de Biossegurança da Fiocruz.

Para acompanhar a programação completa e obter maiores informações sobre a Comissão Técnica de Biossegurança da Fiocruz, acesse o site da CTBio.