Notícias

Fiocruz participará da primeira reunião de alto nível da ONU para debater fim da tuberculose

 
 
Imagem de PPT VPPCB
Fiocruz participará da primeira reunião de alto nível da ONU para debater fim da tuberculose
por PPT VPPCB - quinta, 20 Set 2018, 14:59
 

Fonte: Informe ENSP

Os pesquisadores da Fiocruz - Margareth Dalcolmo (ENSP) e Júlio Croda (Fiocruz Mato Grosso do Sul) integram a delegação brasileira que participará da Reunião de Alto Nível de Tuberculose, que será realizada na Assembleia Geral da ONU, no dia 26 de setembro, em Nova York. O encontro, cuja finalidade é definir estratégias globais contra a doença, reunirá chefes e ministros de Estado.
 
"Trata-se de uma reunião de extrema importância. O impacto da mortalidade de jovens acometidos pela TB no mundo, o sofrimento humano e a necessidade de erradicação de uma doença que tem tratamento e precisa oferecer acesso igualitário a todas as pessoas serão debatidos pelos chefes de Estado e as Nações Unidas”, afirmou Dalcolmo, nomeada, pelo Banco Mundial, para integrar o Comitê Regional de Apoio a Projetos nas Áreas de Doenças Respiratórias Ocupacionais e Tuberculose para a África Subsaariana.
 
A primeira reunião de Alto Nível da ONU sobre o tema objetiva promover um consenso sobre recomendações para eliminar a doença em todo o mundo até 2030, como determinam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2016, 1,7 milhão de pessoas morreram por causa da infecção - 25% dos óbitos foram registrados entre indivíduos vivendo com HIV.
 
Para o pesquisador Júlio Croda, que preside a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (Rede-TB), a reunião é esperada há muito tempo, principalmente porque a TB, mesmo tendo superado o HIV/Aids como principal causa de óbito entre as doenças infecciosas, ainda é pouco valorizada no contexto global. “A tuberculose acomete os mais vulneráveis, aqueles que vivem em comunidades carentes, com baixo acesso a serviços de saúde; e isso tem pouca visibilidade entre os stakeholders da saúde pública mundial. O investimento realizado não é suficiente para atingirmos a meta da OMS, ou seja, chegar a menos de 10 casos por 100 mil habitantes até 2035. Se não houver investimento maciço em inovação, não atingiremos a meta estabelecida. 

Experiência brasileira
 
Para os representantes da Fiocruz na delegação brasileira, o país tem muito a acrescentar na reunião, particularmente no que diz respeito aos três pilares da doença (assistência, proteção social e pesquisa e inovação). “Para o campo da pesquisa e inovação, o modelo da Rede TB indicou para a OMS a importância de cada país estabelecer uma agenda de prioridades. Na área da Proteção Social, por exemplo, temos evidências que programas, tais como o Bolsa Família, trouxeram impacto positivo na redução do abandono e óbito. Tal fato está em discussão no mundo todo. No pilar da assistência, o Sistema Único de Saúde garante acesso gratuito ao diagnóstico e tratamento, o que não é realidade em muitos países em desenvolvimento. Portanto, nossa expectativa é contribuir com diferentes pontos no controle da doença”, admitiu Croda.
 
A delegação será chefiada pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e também terá participação de representantes da sociedade civil. “O Brasil é signatário de acordos para eliminação da tuberculose, e participaremos não só da Reunião de Alto Nível, mas também de encontros paralelos que discutirão as formas de tratamento e normas adotadas pelos países no controle da doença”, revelou Margareth, pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP/Ficoruz.




Tuberculose
 
Embora seja tratável e evitável, a tuberculose foi a nona maior causa de morte em todo o mundo em 2016. Um dos meios de combater a patologia é garantir o acesso a diagnóstico e tratamento nos serviços de atenção primária - tema a ser debatido no encontro em Nova York.
 
O evento reunirá chefes de Estado, parlamentares, prefeitos e governadores de localidades com altas taxas de tuberculose, além de representantes da sociedade civil, ONGs, lideranças indígenas, organizações comunitárias, fundações filantrópicas, setor privado, academia e redes de pessoas vivendo com a doença.
 
*Texto com informações da ONU Brasil


* Foto Assembleia: ONU/Manuel Elias