Programação

  • Geral

    Programa de Pesquisa Translacional com Nanotecnologia - Fio-Nano

    Notícias e eventos 1º Encontro do Fio-Nano




    O Programa de Pesquisa Translacional em Nanotecnologia - Fio-Nano - (Portaria 19/08/2014) -  é composto por quinze grupos de pesquisa para Rede (Linhas de Pesquisa). 

    A Nanotecnologia, reconhecida como o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, vem causando uma revolução tecnológica no mundo. 

    As inúmeras potencialidades de produtos e serviços que podem ser desenvolvidos por meio da escala nanométrica têm alertado pesquisadores a respeito das relações entre a saúde e os nanomateriais, além das implicações que esse campo pode trazer para o meio ambiente e a sociedade.

    Atualmente, nanomateriais são encontrados em diversos campos: industriais, de serviços ou manufaturas, com aplicações úteis nas indústrias cosmética e de alimentos, biotecnologia, medicina, engenharia, energia, entre outros.

    Em virtude de seu tamanho, os nanomateriais possuem propriedades únicas, mas ainda pouco estudadas quanto às características dos produtos feitos ou dos processos de fabricação envolvidos, além dos tipos de materiais usados e dos resíduos tóxicos utilizados na fabricação desses produtos, por exemplo.

    A pesquisa Nanotecnologias aplicadas aos alimentos e aos biocombustíveis: reconhecendo os elementos essenciais para o desenvolvimento de indicadores de risco e de marcos regulatórios que resguardam a saúde e o ambiente integra a Rede Nacional NanoBiotec-Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que proveu recursos para o seu desenvolvimento.

     

    O site Nanosaúde, hospedado no portal da Ensp/Fiocruz, integra a pesquisa maior e é um espaço dedicado às relações entre saúde, nanotecnologias e nanomateriais. Seu objetivo é difundir conhecimento, mostrando desde vantagens das nanotecnologias em saúde, quanto potenciais riscos à saúde, ao ambiente e à sociedade, além de questões normativas e regulatórias.