Notícias e eventos- Fio-PromoS

Encontro Estratégico do Programa de Pesquisa Translacional de Promoção da Saúde – Fio-PromoS - 07/03/2018 a 09/03/2018

 
 
Imagem de PPT VPPCB
Encontro Estratégico do Programa de Pesquisa Translacional de Promoção da Saúde – Fio-PromoS - 07/03/2018 a 09/03/2018
por PPT VPPCB - terça, 27 Mar 2018, 14:17
 


 Mesa de abertura com a participação da presidente da Fiocruz - Nísia Trindade Lima  e das vice-presidências. (foto: Luciana Garzoni, VPAAPS/Fiocruz).


Por Flavia Rianelli 


O Encontro Estratégico do Programa de Pesquisa Translacional de Promoção da Saúde - Fio-PromoS, foi realizado entre os dias 7 e 9 de março de 2018, no Palácio Itaboraí – Petrópolis. A proposta do evento foi discutir e remodelar o formato do programa além das estratégias de ação para a configuração da rede.

 

O Programa é uma iniciativa da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) em parceria com a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) com objetivo de induzir e fortalecer pesquisas e ações em rede no campo da Promoção da Saúde (PS).

 

Participaram do evento representantes das diferentes unidades da Fiocruz que compõem a Câmara Técnica de Promoção da saúde, diretores de unidades e representantes da presidência da Fiocruz. O encontro também contou com a participação de diversos representantes de movimentos sociais (Associação Rio Chagas, Associação Lotus Rio, Movimento Favela Surf Club, Fórum de Comunidades Tradicionais da região da Bocaina, União pela Moradia Popular/RJ e representantes da comunidade de Manguinhos). 

Na composição da mesa de abertura estavam presentes a Presidente da Fiocruz – Nísia Trindade Lima, o Vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) - Marco Menezes, o Assessor da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) - Wim Degrave, o Assessor da Vice-presidência de produção e inovação em Saúde (VPPIS) - Jorge Costa e a Assessora da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) - Cristina Araripe.

Marco Menezes – Vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) iniciou as falas da mesa de abertura e expôs que a presidência da Fiocruz foi muito feliz em apostar no programa Fio-PromoS com tamanha amplitude, já sendo exitosa. Falou ainda sobre os temas que foram abordados na programação do Encontro com a expectativa de fortalecer a discussão sobre o termo de referência do programa. “A partir destes 3 dias poderemos contribuir mais ainda com o termo de referência e dar uma base mais sólida do que nós estamos pensando sobre promoção da saúde na perspectiva mais ampla da saúde coletiva da Fiocruz.”

 

O Assessor da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Wim Degrave, transmitiu mensagem de boas-vindas enviada pelo vice-presidente Rodrigo Correa, que por motivo de agenda internacional não pôde estar presente no lançamento do Fio-PromoS. Em seguida o mesmo falou sobre os programas translacionais destacando que todos os programas são estruturados conforme o desejo e aspiração da população, pelos pesquisadores da área clínica, saúde coletiva, da assistência, da área medica, mas também da área de desenvolvimento tecnológico e de produção, esclarecendo que cada programa translacional tem uma configuração singular, definida pela própria comunidade de pesquisadores e colaboradores que escolhem o tipo de gerência e a equipe que gerencia na prática o programa. Sendo assim, “Fio-PromoS se torna um importante desafio pois reúne um conjunto de pesquisadores, colaboradores, pessoas dos movimentos sociais e comunidades”.

 

Cristina Araripe (VPEIC), representando o Vice-presidente Manoel Barral Netto disse acreditar que o fortalecimento das ações em educação na Fiocruz passa pela articulação entre os diversos atores, e o eixo relacional tanto interno, quanto externo. Explicou que há uma grande expectativa em relação a esse processo de construção do programa translacional de promoção da saúde. “Queremos contribuir sobretudo nessa interação e nessa interseção de programas e os programas de pós-graduação da Fiocruz obviamente tem muito a contribuir por meio da nossa coordenação de educação”.

 

Jorge Costa (VPPIS), representando o Vice-presidente Marco Krieger transmitiu a mensagem enviada pelo vice-presidente, parabenizando a presidência na execução e na condução desse programa que seguramente será bastante importante para a Fiocruz.  Sobre o contexto político afirmou que num momento em que o país vive um retrocesso particularmente na valorização da participação social das políticas públicas, em especial na saúde onde a Fiocruz está inserida, acredita ser o momento da Fiocruz exercer seu papel de Estado considerado extremamente importante.

 

A Presidente da Fiocruz – Nísia Trindade Lima encerrou as falas na mesa de abertura. Parabenizou o evento e reforçou que os esforços da presidência têm sido no sentido de integração das iniciativas assim como de não olhar para as experiências passadas e tentar aprofunda-las, mas sim de se estabelecer um senso crítico de atenção aos desafios colocados pela conjuntura política atual. A presidente acrescentou ainda que o evento terá um papel norteador na construção do Fio-PromoS assim como na discussão do termo de referência, dando um significado maior ao tema além da simples elaboração de editais.

“É o momento para aprofundar o sentido que nós queremos dar as ações de promoção da saúde e o que nós entendemos com isso. É impossível pensar em promoção da saúde sem pensar em desigualdades sociais e as iniquidades”. Ao finalizar, afirmou que esta reunião seria importante em qualquer conjuntura, mas nas atuais e com as dificuldades que o país atravessa, ela precisa realçar o que é mais importante: a política realizada sob um ponto de vista maior, o do interesse público e o do interesse social.

 

Na sequência a assessora de Promoção da Saúde da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) - Luciana Garzoni apresentou o objetivo geral do programa de “Integrar grupos de pesquisa e de Cooperação Social, através de uma rede intra- e inter-institucional, visando a indução de projetos com foco na Inovação Social em Saúde, garantindo o acompanhamento e a participação da sociedade civil, por meio dos movimentos sociais, fortalecendo assim o papel da Fiocruz na Promoção da Saúde”. Expôs a agenda do Encontro e os dados do questionário da VPAAPS sobre ações de promoção de saúde, aplicado para toda a Fiocruz.

 

A metodologia do encontro contou com a formação de mesas relevantes para discussão dos seguintes temas: Fortalecimento de pesquisas e ações em rede na área de Promoção da Saúde na Fiocruz, Perspectivas da articulação entre movimentos sociais e Fio-PromoS, Educação e Vigilância em Saúde com participação Popular, Promoção da Saúde na Atenção à Saúde e Territórios saudáveis e sustentáveis.

 


Mesa com a participação dos movimentos sociais (foto: Flavia Rianelli, VPPCB/Fiocruz).


Após as discussões das mesas temáticas ocorreu a dinâmica do world café onde os participantes do encontro foram divididos em grupos pautados em quatro perguntas.  Para Luciana Garzoni – Assessora da Promoção da Saúde da VPAAPS/ Fiocruz a dinâmica foi um exercício de aprendizado, de construção e desconstrução de conceitos, de trocas de saberes entre representantes das diferentes Unidades e dos diferentes modos de pensar a promoção da saúde dentro da Fiocruz. “Essa discussão foi fundamental para o início da estruturação do programa de forma coletiva e integrada, gerando um material rico que será analisado e utilizado no elaboração da estratégia da rede”.

 

Os documentos com a síntese das discussões dos grupos da dinâmica do world café serão enviados em breve aos participantes para validação. Após o retorno dos documentos validados, se produzirá um documento único com as diretrizes do Fio-PromoS.

 

O Encontro contou ainda com a exposição de tecnologias sociais desenvolvidas a partir de projetos de diversas unidades da Fiocruz, muitos dos quais apoiados pelo Programa Fiocruz-CAPES Brasil sem Miséria, que encerrou o apoio aos projetos em fevereiro. A exposição organizada pelo programa, foi montada por representantes da Fiocruz Mata Atlântica e do Instituto Oswaldo Cruz. A partir da impressão de fotos em tecidos aplicados em pano de sacos, utilizados para limpeza a exposição resgatou referências populares. Também foram expostos objetos de instituições parceiras, como o Museu da Maré.

 

Após a validação das diretrizes e lançamento da portaria do Programa, serão abertas as inscrições para a participação na rede Fio-PromoS, por meio do site do Programa de Pesquisa Translacional da VPPCB. Para o segundo semestre de 2018, está em pauta a realização de reunião ampliada da rede Fio-PromoS no Campus Fiocruz Manguinhos, com a participação de todos os inscritos. O trabalho terá como foco a elaboração de projetos em rede, com foco nas tecnologias sociais em saúde.


                               

                     Exposição de imagens de tecnologias sociais                       Dinâmica do world café com os participantes  

                          (foto: Flavia Rianelli, VPPCB/ Fiocruz)                                  (foto: Flavia Rianelli, VPPCB/ Fiocruz)

                   



 Participantes do encontro (foto: Kath Lousada, VPPCB/Fiocruz).