Notícias

15ª Reunião do Programa Translacional em Esquistossomose da Fiocruz - Fio-Shisto (Pide)

 
 
Imagem de PPT VPPCB
15ª Reunião do Programa Translacional em Esquistossomose da Fiocruz - Fio-Shisto (Pide)
por PPT VPPCB - segunda, 30 Mai 2016, 15:34
 


A 15ª Reunião do Programa Translacional em Esquistossomose da Fiocruz - Fio-Shisto/ PIDE ocorreu entre os dias 04 e 06 de abril de 2016, sob a Coordenação da Dra. Tereza Favre, na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais - Belo Horizonte. 

A Reunião contou com a participação de 40 profissionais da Fiocruz que estão envolvidos em Pesquisas sobre Esquistossomose, além de membros do Comitê Externo do PIDE constituído por especialistas da UERJ, PUC-RS e da SVS/MS. 

A Coordenadora Geral do Programa Translacional em Esquistossomose – Fio-Schisto/ PIDE - Dra. Tereza Favre abriu a reunião, com boas-vindas para todos presentes fazendo um breve histórico do trabalho realizado nos 30 anos pelo Programa em Esquistossomose. Em seguida apresentou a equipe do Programa; a produção do triênio 2013-2015 e a contribuição dos Serviços de Referência da Fiocruz para o controle da endemia, durante o referido triênio. Por fim, abordou as recomendações que foram acordadas na última reunião do Programa realizada em 2013, fazendo um balanço do andamento de cada uma delas. 

Na sequência, o Coordenador dos Programas de Pesquisa Translacionais da Fiocruz, Wim Degrane apresentou o Programa de Pesquisa Translacional em Esquistossomose da Fiocruz - Fio-Schisto. Abordou também a Gestão do Programa, seus objetivos, metas, as ações realizadas em 2015 e as próximas ações confirmadas para 2016 dos 11 Programas de Pesquisa Translacionais da Fiocruz. 

A reunião foi composta por apresentações e discussões de temas que são prioridades de Pesquisa Translacional para o Fio-Schisto.

A Assessora Técnica/MSc Saúde Pública da CGHDE/SV - Jeann Marie, apresentou o Plano de Ação do Ministério da Saúde para eliminação da Esquistossomose, os progressos entre 2011-2015 e perspectivas para 2016-2020. 

Encerrando as apresentações do primeiro dia, a Coordenadora Dra. Tereza Favre e levantou as prioridades de Pesquisa Translacional para Fio-Schisto, fazendo uma justificativa de cada tema, seguido da discussão sobre a "Avaliação e validação de ferramentas/ estratégias conjugadas de controle em condições reais de campo para elaborar critérios para certificação da eliminação da esquistossomose”. 

Dando a continuidade as prioridades da Pesquisa Translacional para o Fio-Schisto, o segundo dia iniciou-se com a apresentação do Dr. Paulo Zech (CPqRR), que expôs a temática “Desenvolvimento e validação de testes diagnósticos para uso na epidemiologia e controle da esquistossomose no Brasil”, apresentando o cenário atual da doença no Brasil. 

Em seguida, Dra. Roberta Caldeira (CPqRR) apresentou o tema “Desenvolvimento, padronização e validação de testes moleculares com maior sensibilidade para identificar a infecção natural nos caramujos hospedeiros” e informou que novas tecnologias estão sendo buscadas para identificação da infecção natural dos caramujos. 

No horário da tarde as apresentações tiveram início com o Dr. Daniel Lacerda (Farmaguinhos) que abordou o tema “Desenvolvimento e avaliação de formulação pediátrica do praziquantel”. 

Ainda na parte da tarde Dr. Rafael Ferreira (IOC) apresentou o tema “Identificação de alvos terapêuticos para desenvolvimento de novas drogas anti-esquitossomóticas”.  

Dra. Cristina Toscano (CPqRR) encerrou o segundo dia abordando o tema "Identificação de novos alvos e formulações vacinais anti-esquitossomóticas”. Em seguida a Coordenadora do Programa Dra. Tereza Favre apresentou a proposta para o 15º Simpósio Internacional de Esquistossomose, com as seguintes definições:  

Local: Rio de janeiro 

Data: Agosto de 2018 

Presidente de Honra: Naftale Katz 

Presidente do Simpósio: Tereza Favre 

Vice-Presidente do Simpósio: a definir 

Comissão Organizadora: Otávio Pieri, Silvana Thiengo, Marcelo Pelajo e Mônica Ammon 

Comissão Científica: a definir 

Comissão Executiva: a definir  

No terceiro dia de reunião, a Coordenadora do Programa Translacional de Esquistossomose apresentou as recomendações e metas para o próximo biênio.

Por fim, foi eleito o novo Coordenador Geral do Programa Translacional de Esquistossomose – Roberto Sena Rocha (CPqRR) – que atuará no biênio de 2016 – 2018.

 

  

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA TRANSLACIONAL DE ESQUISTOSSOMOSE DA FIOCRUZ – FIO-SHISTO/PIDE: PERÍODO 2016-2018

 

Coordenação

Coordenador Geral: Roberto Sena Rocha (CPqRR/Fiocruz) Vice-Coordenador: Omar dos Santos Carvalho (CPqRR/Fiocruz) Secretaria Executiva: Roberta Lima Caldeira (CPqRR/Fiocruz)

Coordenadores Regionais da Fiocruz

Constança Simões Barbosa: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Ricardo Riccio Oliveira: Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz Silvana Aparecida Carvalho Thiengo: Instituto Oswaldo Cruz Cristina Toscano Fonseca: Centro de Pesquisa René Rachou

Comitê Assessor

Carlos Eduardo Grault – ENSP/Fiocruz Mitermayer Galvão dos Reis – CPqGM/Fiocruz Naftale Katz – CPqRR/Fiocruz Otavio Sarmento Pieri – IOC/Fiocruz Paulo Zech Coelho – CPqRR/Fiocruz Rodrigo Corrêa de Oliveira – CPqRR/Fiocruz Sheila Andrade de Oliveira – CPqAM/Fiocruz Silvia Maria Lucena Montenegro – CPqAM/Fiocruz Tereza Cristina Favre - CPqRR/Fiocruz Zilton de Andrade – CPqGM/Fiocruz

Comitê Assessor Externo

Ana Lúcia Domingues Coutinho - UFPE/Recife Carlos Graeff Teixeira – PUC/Porto Alegre Jeann Marie da Rocha Marcelino – Responsável Técnica pelo Programa de Esquistossomose - SVS/Ministério da Saúde José Roberto Machado e Silva – UERJ/Rio de Janeiro