Notícias

1º Simpósio do Programa Translacional de Pesquisa em Câncer - Fio-Câncer

 
 
Imagem de PPT VPPCB
1º Simpósio do Programa Translacional de Pesquisa em Câncer - Fio-Câncer
por PPT VPPCB - segunda, 30 Mai 2016, 15:34
 

A Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência - VPPLR/Fiocruz promoveu, nos dias 17 e 18 de Maio, no auditório do Museu da Vida – Campus Manguinhos - Rio de Janeiro - o 1º Simpósio do Programa Translacional de Pesquisa em Câncer -  Fio-Câncer.

O Simpósio foi uma iniciativa do Programa de Pesquisa Translacional – Fio-Câncer com o objetivo de proporcionar a interação entre os diversos grupos de pesquisa da Fiocruz que atuam com a temática, possibilitando os grupos se conhecerem e mapearem possíveis interações/colaborações.

O Fio-Câncer é uma das onze redes de pesquisa translacionais da VPPLR/Fiocruz, que tem a meta de promover a articulação de grupos de pesquisa nas áreas biomédica, clínica, desenvolvimento tecnológico e saúde coletiva em torno de um determinado problema de saúde pública.

O evento contou com a presença do Vice-Presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR), Rodrigo Stabeli, que destacou a importância de organizar e integrar as iniciativas da Fiocruz em torno de doenças crônicas não-infecciosas, como o câncer, devido à mudança do perfil epidemiológico da população brasileira, reforçando a necessidade de organizar melhor os recursos frente à conjuntura político-econômica do país.

O Assessor da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPLLR), Wim Degrave recordou os esforços para o lançamento do Fio-Câncer, em 2015, e referendou a importância da articulação de grupos de pesquisa em torno do câncer dentro da Fundação, que, segundo ele, há necessidade de se ter uma atenção especial às doenças crônicas no país.

A Coordenação Executiva do Programa Fio-Câncer, Martin Bonamino e Adriana Bonomo reafirmou que o Simpósio serviria para promover a interação entre os pesquisadores, na estruturação da rede, onde são pensados cursos e programas de qualificação para os pesquisadores envolvidos.

A programação do  Simpósio Fio-Câncer do dia 17/05 contou com a participação especial do Pesquisador do Inca, José Bines, que apresentou a palestra “Uma trajetória brasileira clínica-bancada  em câncer de mama”, destacando a abordagem do câncer de mama no Brasil e os seus subtipos.

Marcelo Pascoal, da Universidade Federal de Minas Gerais/CPqRR, expôs a temática “Rede Minas de Câncer: uma parceria”, abordando as perspectivas em ciência translacional em Oncologia através de uma linha do tempo com seus eixos trabalhados, estratégias e desafios no Núcleo de Pesquisas de Câncer de Minas Gerais.

Patrícia Cristina da C. Neves e Aline de Almeida Oliveira apresentaram a “Rede de oncologia de Biomanguinhos: organização intramuros”. Ressaltaram a missão da Rede que seria de “contribuir para a melhoria dos padrões da saúde pública brasileira, por meio de inovação, desenvolvimento tecnológico, produção de imunobiológicos e prestação de serviços para atender prioritariamente às demandas de saúde do país”. Discutiram também a importância da inovação da Fiocruz e seus desafios, ressaltando o Sistema de Ciência e Tecnologia em Saúde da Rede de Oncologia de Biomanguinhos. Aline de Almeida Oliveira concluiu com a apresentação dos biofármacos ou medicamentos biológicos e os desafios de produzir biofármacos no Brasil.

Abordando a “Rede de estudos em câncer da Fiocruz”, Martin Bonamino destacou a estrutura organizacional que compõe o Fio-Câncer e os objetivos do Programa: mapeamento das atividades em câncer na FIOCRUZ, estruturação das atividades em câncer em torno de objetivos estratégicos e dos núcleos de atividades, Identificação e implementação das ações complementares com parceiros e o financiamento para a rede e formação de pessoal.

Após as apresentações do primeiro dia de Simpósio, o coordenador executivo do Programa Fio-Câncer - Martin Bonamino propôs aos participantes a divisão em três grupos de trabalho, solicitando a apresentação de cada participante e dos projetos em que participam, cabendo ao relator, indicado de cada grupo, a produção de um mapeamento e o levantamento das colaborações potenciais identificadas.

O segundo dia de Simpósio 18/05 contou com a presença de Luiz Fernando Lima Reis, do Hospital Sírio-Libanês, que discorreu sobre a “Pesquisa e desenvolvimento em Oncologia: Transformando conhecimento em benefícios ao paciente”. Abordou a temática sobre a gestão da pesquisa em um instituto de pesquisa em hospital privado, destacando a experiência da gestão e o tratamento do câncer no hospital.

Em seguida, o coordenador executivo do Programa Fio-Câncer - Martim Bonamino solicitou que cada relator apresentasse o mapeamento sugerido no primeiro dia de Simpósio, com uma avaliação dos participantes em potenciais interações.

Após as apresentações foram feitas as interfaces com os membros dos demais grupos e realizado um levantamento de novas colaborações potenciais identificadas. Por fim, a coordenação executiva do Programa Fio-Câncer fez um balanço final do que foi visto e apresentado no Simpósio.