Notícias e eventos - Fio-TB

BRAZIL - CHINA WORKSHOP: ADVANCING THE END TB STRATEGY

 
 
Imagem de PPT VPPCB
BRAZIL - CHINA WORKSHOP: ADVANCING THE END TB STRATEGY
por PPT VPPCB - quarta, 6 Jul 2016, 10:02
 



A Fiocruz, em cooperação com a Rede TB, o Ministério da Saúde e membros do programa END TB da China (representantes do CDC chinês) organizou um encontro no dia 09/12/15 para discutir e harmonizar as estratégias no combate à tuberculose.

O encontro foi realizado no auditório Arthur Neiva – IOC – Fiocruz – RJ, das 9 às 17 h, e contou com a participação de diversas categorias profissionais: da saúde, advogados, gestores e pesquisadores de diversas instituições públicas que trabalham com o desenvolvimento de estratégias para combater a tuberculose.

O objetivo do workshop foi o de explorar espaços potenciais de colaboração entre o Brasil e a China, utilizando as agendas nacionais de pesquisa em tuberculose, proporcionando um intercâmbio e a troca de experiências e ideias. Sua finalidade foi o de proporcionar uma visão geral das lacunas e prioridades na pesquisa a nível nacional desses países, assim como o de fornecer exemplos práticos de abordagens de Pesquisa Operacional nos sistemas nacionais de saúde que tivessem a aplicabilidade em ambos os países.

A abertura do evento se deu com o Presidente da Rede TB Brasil – Afrânio Kritski (Professor Titular da UFRJ – Fiocruz) e com o Coordenador dos Programas de Pesquisas Translacionais – Wim Degrave (Assessor da VPPLR – Fiocruz), tendo em sequência o início das apresentações.


Pela parte da manhã houve apresentação do panorama de controle da tuberculose no Brasil e os seus desafios pela pesquisadora Fernanda Dockhorn Costa (NTP-MS).


Em seguida, a agenda nacional de pesquisa em tuberculose foi abordada pelo coordenador da Rede TB Brasil – Afrânio Kritski onde foram destacados importantes temas na atualidade, como: as plataformas e sites de pesquisa da TB, a questão da multirresistência as drogas e as principais áreas onde há cooperação da Rede TB (estudos translacionais, estudos epidemiológicos e ensaios clínicos).


O Impacto do Programa de Transferência de Renda sobre os indicadores de TB teve como palestrante Joilda Nery (Pesquisadora – UFBA), correlacionando a incidência da doença em famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.


Mauro Sanchez (Pesquisador da UNB) fez uma discussão sobre os sistemas usuais de monitoramento e vigilância da tuberculose no Brasil e o papel das informações provenientes desses sistemas no apoio a tomada de decisão pelos gestores.


Encerrando a parte da manhã o Coordenador dos PPT – Wim Degrave apresentou toda a estrutura da Fiocruz vinculada as pesquisas e estudos sobre a tuberculose, as linhas de pesquisa do programa translacional da instituição e as novas tecnologias empregadas para melhorar o diagnóstico da doença.


Na sequência, duas experiências internacionais foram apresentadas.  O estudo piloto sobre o engajamento de uma população na Mongólia no enfrentamento da doença por Ezio Távora (Rede TB Brasil) e o progresso do controle da tuberculose da China pelos representantes (Zhao Yanlin – Província de Liaoning) que serviu para instrumentalizar os debates em grupo na parte da tarde de onde saíram as propostas e estratégias sobre o tema que serão apresentadas num próximo encontro a ser realizado em 2016.