Notícias e eventos - Fio- Leish

Leishmaniose é tema de encontro de pesquisadores

 
 
Imagem de PPT VPPCB
Leishmaniose é tema de encontro de pesquisadores
por PPT VPPCB - sexta, 5 Abr 2019, 12:54
 

Fonte: Fiocruz Basilia

 

Atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas infectadas por leishmaniose em 88 países. Um deles é o Brasil, o mais afetado, com mais de 20 mil casos registrados da forma cutânea e 3 mil casos na forma visceral anualmente, ao lado de Bangladesh, Índia, Etiópia e Sudão. A doença está entre as mais negligenciadas do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo, em sua maioria, as populações mais pobres.


Diante dessa realidade, e com a concepção de que a leishmaniose é uma questão de saúde pública, a Fiocruz conta com um Programa de Pesquisa Translacional em Leishmaniose. O grupo esteve reunido na última segunda-feira, (1/4) na Fiocruz Brasília, para alinhamento e atualização das ações realizadas e construção de proposta de planejamento de atividades.


Participaram do encontro a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, e os pesquisadores de diferentes unidades da Fundação, Carlos Morel, Manoel Barral, Ricardo Godoi, Edgar Carvalho, Paulo Machado, Patrícia Veras, Gerson Penna, Agenor Álvares, Paulo Cury, Wagner Martins, Cláudio Maierovitch, Celina Roitman, Márcio Cavalcante, Tainá Raiol, Juliana Girardi, Márcia Motta e Ricardo Sampaio.

 

Este foi o terceiro encontro do grupo, que teve início nas discussões do Fórum das Unidades Regionais da Fiocruz (FUR), em 2013. Uma segunda oficina foi realizada em 2015, com especialistas, analistas, pesquisadores e diretores regionais da Fiocruz. A ação cooperativa esteve focada na identificação e formulação de portfólio de projetos direcionados a buscar efetividade de esquemas terapêuticos no tratamento de casos humanos de Leishmaniose Tegumentar Americana (cutânea) e de Leishmaniose Visceral. Confira a matéria completa