Notícias e eventos- Fio-PromoS

Encontro estratégico do FioPromoS discute política de inovação na Fiocruz

 
 
Imagem de PPT VPPCB
Encontro estratégico do FioPromoS discute política de inovação na Fiocruz
por PPT VPPCB - terça, 25 Jun 2019, 23:45
 



Cristiane Boar e Kath Lousada | VPPCB

O 2º Encontro Estratégico do Programa de Pesquisa Translacional em Promoção da Saúde (FioPromoS), uma iniciativa das Vice-Presidências de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), realizado nos dias 10 e 11 de abril, fez parte das ações de incentivo à reflexão sobre os desafios teóricos, práticos e de inovação na promoção da saúde.

O encontro que ocorreu na semana da 1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz aconteceu no Hotel Windsor Florida, no Flamengo, teve apresentações da coordenadora de Gestão Tecnológica GESTEC, da Vice Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) Maria Celeste Emerick, da pesquisadora e docente Lígia de Salazar, da Universidad del Valle, na Colômbia e do Professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Renato Dagnino. Eles também participaram dos grupos de trabalho (GTs), coordenados pelos responsáveis por cada uma das nove áreas temáticas do programa nos dois dias. Os GTs foram divididos para a discussão de um projeto estratégico em Promoção da Saúde e para a discussão do portfólio de inovação social da Fiocruz. Dagnino e Celeste trouxeram elementos para as discussões sobre inovação social na Fiocruz. Já Lígia contribuiu com apontamentos sobre a avaliação da efetividade em projetos de promoção da saúde. 

 A mesa de abertura contou com as presenças dos vice-presidentes Rodrigo Correa (VPPCB) e Marco Menezes (VPAAPS), do coordenador do Programa de Pesquisa Translacional (PPT) Wim Degrave e da coordenadora do FioPromoS e da área de Promoção da Saúde da VPPAPS Luciana Garzoni. 

O evento que aconteceu depois das fortes chuvas que atingiram o Rio na segunda-feira, 8 de abril trouxe também o debate de como pensar ações institucionais que fortaleçam a promoção da saúde em situações de desastres naturais, como o caso das enchentes na capital Fluminense. 

O impacto ambiental do rompimento de barragens, como aconteceu em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, também mereceu destaque. Para Rodrigo Correa (VPPCB) não podemos esquecer que cidades inteiras foram esvaziadas. “A questão ambiental está ligada à saúde, tanto em Mariana, em 2015, como este ano em Brumadinho, a população foi toda retirada do local por conta dos riscos para a população.” Rodrigo ressaltou também a importância do FioPromoS. “Esse programa de Promoção da Saúde, integrado aos Programas Translacionais da Fiocruz, traz uma visão diferente de tudo aquilo que os Programas de Pesquisa Translacional têm feito até o momento. Ele é transversal a todos e tem como objetivo final a transferência de tudo que a gente faz para população.” 
A discussão sobre saneamento também foi mencionada pelo vice-presidente Marco Menezes. “A tragédia que ocorreu nas ruas do Rio e causou tantas mortes, mostra que precisamos ter um modelo de desenvolvimento com propostas para que vidas sejam preservadas e isso é um ponto fundamental. A Fiocruz criou uma sala de situação para fazer essa discussão e mantemos nosso posicionamento diante dessa realidade e para nós é essencial valorizar a produção independente do conhecimento.”

O objetivo do encontro foi utilizar as iniciativas levantadas previamente pela VPAAPS para a elaboração do portfólio e de um projeto estratégico com ênfase nas Tecnologias Sociais em Saúde, que segundo a coordenadora Luciana Garzoni trazem a oportunidade do desenvolvimento de ações integradas da Academia com os Territórios. “Nesse encontro discutimos o conceito de inovação social em saúde e saímos com propostas para diferentes projetos no campo da Promoção.”

O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a luta contra a desigualdade no Brasil foram pontos levantados. A ciência, a tecnologia e a inovação devem trabalhar em prol da qualidade de vida da sociedade, como destacou o  coordenador do PPT, Wim Degrave,  “A inovação tem que ser uma iniciativa para a felicidade das pessoas e para contribuir para um resultado social e não apenas econômico, isso certamente é interesse do Ministério da Saúde (MS) e vamos contar com parcerias externas que serão muito benvindas à instituição.”

Depois das apresentações, os grupos de trabalho discutiram a participação da  Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec), por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica da Fiocruz (NITs) para auxiliar a elaboração do portfólio de inovação tecnológica social em saúde e com a proposta de criação de uma agenda institucional com um olhar diferenciado para aprimorar a política de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na Instituição.

Em outra iniciativa de desdobramento da 1ª Conferência e do encontro estratégico, o FioPromoS apoiou na semana seguinte o Curso Internacional de Avaliação da Efetividade em Promoção da Saúde, coordenado pelos cursos de pós-graduação stricto sensu do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) em Ensino em Biociências e Saúde e de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP).
As aulas, ministradas pela pesquisadora Lígia de Salazar teve a participação de estudantes e pesquisadores da Fiocruz, incluindo unidades do Rio de Janeiro e regionais como Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco).
Confira aqui os depoimentos dos participantes do curso.